“Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”. (Pitágoras)

“Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”. (Pitágoras)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ANEXOS


 


 



 



 



 



 



 


 


 



 



 


 


 



 


 


 



 



 



 



 



 


 


 

NELI MEZZOMO DA COSTA


 


 


 


 


 


 


 

O LÚDICO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS DE IDADE DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL LAR MENINO JESUS.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

MATUPÁ-MT

2011

NELI MEZZOMO DA COSTA


 


 


 


 


 


 


 


 

O LÚDICO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS DE IDADE DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL LAR MENINO JESUS.


 


 


 


 


 


 


 

Relatório final apresentado para ao Curso de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil, como requisito para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio.


 


 


 


 


 

Orientadora: MÁRCIA REGINA SIMIONATO CERON


 

Co-orientadora:JUSEMARA ANTUNES TELES


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

MATUPÁ - MT

2011


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

"Brincar é a maior expressão do desenvolvimento humano na infância e, por si só, é a expressão livre do que está dentro da alma de uma criança"
(Fredrich Froebel)


 

INTRODUÇÃO


 

Este trabalho faz parte da conclusão do curso Proinfantil (programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil).

Foi realizada na Creche Municipal Lar Menino Jesus, localizada na Rua Domingos Martinis, s/nº, centro, situada no Município de Marcelândia – MT.

Este estudo apresenta uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças de 4 a 5 anos de idade, cujo o tema "O lúdico no processo de desenvolvimento das crianças de 4 a 5 anos de idade da instituição de educação infantil lar Menino Jesus", Foram entrevistados 3 professores, e a entrevista foi do tipo questionário semiaberta, com questões que apontam à importância do lúdico e suas funções no cotidiano do educador visando analisar a pratica de professores que atuam na educação infantil, com o intuito de caracterizar um paralelo qualitativo de resultados. Foram escolhidos professores diante das praticas desenvolvidas diariamente. Na escola pesquisada foram investigadas crianças entre 4 e 5 anos de idade.

Tem-se como objetivo apresentar um estudo sobre o lúdico e a importância do mesmo no desenvolvimento da criança, visando como um facilitador na aprendizagem e formação do mesmo. Sendo assim contribuir através deste estudo com a Escola Municipal Lar Menino Jesus, e possibilitar uma troca de experiência com minhas colegas de trabalho, sendo assim enriquecer minha pratica educativa.

Os problemas pesquisados são:

  • Será que os professores estão sabendo trabalhar o lúdico com essas crianças e desenvolvem?
  • E as crianças estão sendo estimuladas no seu desenvolvimento integral através do lúdico?

Teve como hipótese as possibilidades de aprendizagem que o processo lúdico proporciona, a fim de promover a melhoria da qualidade de ensino.

Justifica-se esse projeto pelo fato que os professores se encontram despreparados para a utilização do lúdico, não sabendo conciliar os jogos e brincadeiras em suas praticas pedagógicas.

Um dos motivos que escolhi esse tema é comprovar que com criatividade posso inserir o lúdico na minha pratica educativa e contribuir na formação de atitudes como: respeito, gentileza, cooperação e interação, auxiliando na construção do conhecimento.

O estudo está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo, traz a importância desta pesquisa, no segundo capítulo, será apresentada uma análise das informações obtidas através da pesquisa de campo e finalizando teremos as considerações finais acerca do tema em questão.

Objetivo Geral:

Apresentar um estudo sobre o lúdico, jogos e brincadeiras, a fim de apontar a importância deles no desenvolvimento integral da criança , contribuindo, através deste , uma troca de teoria e prática, entre professoras x alunos, enriquecendo a prática no cotidiano escolar.

Objetivos Específicos:

  • Promover brincadeiras que estimulem a coordenação motora;
  • Apontar aos professores a importância do lúdico na educação infantil e suas funções.
  • Observar se jogos e brincadeiras são incorporados na prática concreta de professores que atuam na Educação Infantil.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS


 

Para a realização dessa pesquisa, abri mão de uma entrevista com questionário onde foi analisada a resposta dos professores de educação infantil que atuam nas creches municipais desse município.

Foram entrevistados 3 professores formados em Educação Infantil e investigado crianças de 4 a 5 anos de idade que frequentam a Creche Municipal Lar Menino Jesus.

Conforme exposto na metodologia, para constituir o "corpus" de analise, referidos didáticos serão apresentadas as falas das professoras, sujeitos da pesquisa, com indicação de sujeito 1, sujeito 2, sujeito 3, sujeito 4.

Quando perguntado as professoras sobre a importancia da pratica de jogos e brincadeiras dentro da sala de aula. Obtive as seguintes respostas.

Sujeito 1. Com certeza esse tema é muito importante, á pratica de jogos e brincadeira constrói autonomia, iniciativa e diferenciações, é a primeira forma que permite a criança a aprender, sendo um fator fundamental em toda e qualquer escola de Ed. Infantil e fundamental, uma vez que os mesmos contribuem e muito na educação e formação geral do educando.

Sujeito 2. Sim, pois através do lúdico a criança revela o seu verdadeiro sentimento, amplia suas relações sociais, aproxima-se mais do seu mediador de sala e desenvolve habilidades de forma prazerosa.

Sujeito 3. Sim, principalmente na educação infantil, contudo os professores do ensino fundamental também deveriam fazer uso dos jogos em sua prática, assim o aprendizado do seu aluno seria mais prazeroso.

As atividades lúdicas são a essência da infância". Por isso, foi preciso que houvesse uma profunda mudança da imagem da criança na sociedade para que se pudesse associar uma visão positiva a suas atividades espontâneas, surgerindo como decorrência à valorização dos jogos e brinquedos. Oliveira (1990), "

Concordo com os dizeres dos professores, pois o papel do professor da Ed. Infantil mudou há algum tempo atrás a responsabilidades das Instituições de Educação infantil era somente o cuidar. Esse paradigma foi quebrado, e percebe-se que o papel das instituições infantil esta bem a frente disso, que o cuidar e o brincar estão intimamente relacionados e andam lado a lado. O brincar faz parte da vida da criança e seria um crime tirar isso dela, dessa forma o lúdico se torna uma ferramenta favorável aos professores que buscam uma forma dinâmica de transmitir aos alunos o ato de brincar e ao mesmo tempo desenvolve habilidades de forma natural e agradável, proporcionando a aquisição de novos conhecimentos, é estimulante e desenvolve as partes motoras, sociais, emocionais e cognitivas das crianças, e o mais importante, vamos deixar nossas crianças brincar, pois brincando estão aprendendo e são mais felizes.

Foi perguntado as entrevistadas quais, atividades lúdicas são capazes de contribuir na maturação de crianças de 4 a 6 anos de idade?

Sujeito1. Subir em árvores, dança, roda de cantiga, estatua, imitando os animais, mímicas, casinha, etc.

Sujeito 2. A educação mais eficiente é aquela que proporciona atividades, auto expressão e participação social ás crianças, a escola deve considerar a criança como atividade criadora e despertar, mediante estímulos, as faculdades próprias para a criação produtiva. Sendo assim, o educador deve fazer do lúdico uma arte, um instrumento para promover a facilitar a educação da criança. A melhor forma de conduzir a criança á atividade, á auto-expressão e a socialização seria através do método lúdico.

Sujeito 3. São as brincadeiras em, que Piaget chama de jogos simbólicos, faz de conta.

Brincar com carrinhos, bonecas entre outros, dramatizar histórias lidas, ouvidas. imitar animais, entre outros.

O lúdico não deve ser confundido com o faz de conta, do brincar por brincar, aparentemente sem alvo ou objetivo.

Para Santin, são ações vividas e sentidas, não definíveis por palavras, mas compreendidas pela fruição, povoadas pela fantasia, pela imaginação e pelos sonhos que se articulam como teias urdidas com materiais simbólicos. Assim elas não são encontradas nos prazeres estereotipados, no que é dado pronto, pois, estes não possuem a marca da singularidade do sujeito que as vivencia.

Segundo Piaget (1976):
"... os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energias das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual".

O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem a todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais e que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil. (Piaget 1976, p.160)

Sem duvida esta claro que o lúdico é indispensável na formação social e intelectual das crianças e cabe a nós professores resgatar o brincar que cada dia está esquecido pelas crianças, hoje em dia as crianças preferem assistir televisão, jogar vídeo game e ate mesmo o computador, dessa forma se privando do mundo fantástico do faz de conta. Não se vê mais crianças na rua soltando pipa, jogando bola, brincando de esconde-esconde, jogando amarelinha entre muitos outros. Por isso as escolas de Educação Infantil tem um papel de grande importância para reverter essa realidade, devolvendo as crianças o brincar.

Nas respostas a seguir, foi possível identificar as dificuldades encontradas pelos professores na utilização do lúdico no seu método de aprendizagem:

    Sujeito 1. A nossa maior dificuldade muitas vezes é o excesso de alunos e o espaço pequeno, o que se torna difícil à organização da turma, mas porem sabe que com paciência se desenvolve as atividades.

    Sujeito 2. A maioria das vezes as dificuldades que o educador encontra em realizar trabalhos envolvendo jogos e brincadeiras são os materiais que é de difícil acesso principalmente nas instituições de educação infantil.

Sujeito 3. As principais dificuldades são as de compreender a importância que os jogos possuem no desenvolvimento da criança, falta de criatividade para criar situações para que a criança desenvolva os jogos e também a falta de material apropriado a cada faixa etária.

O estudioso Rousseau nos ressalta que o brincar faz parte da vida da criança, e temos que respeitar as fases de desenvolvimento de cada criança, propiciando condições de vivê-la o mais intensamente possível. Ele nos chama a atenção para esse aspecto ao afirmar: "procuram sempre o homem no menino, sem cuidar no que ele é antes de ser homem".

"Os jogos da criança são insubstituível lugar de uma auto-aprendizagem por si mesma, em que vemos que se trata de uma cultura livre... Por meio do jogo, a criança aprende a coagir a si mesma, a se investir de uma atividade duradoura, a conhecer e a desenvolver as forças do seu corpo." (Kant, 1787)

Cada vez mais cedo as crianças estão ingressando no processo escolar, perdendo boa parte de sua infancia, automaticamente o brincar. No entando cabe ao professor disponibilizar esse momento a criança. Pois é atraves do brincar que a criança constroi sua aprendizagem acerca do mundo em que vive. Brincar livremente, correr, trabalhar suas potencialidades, é brincacndo que a criança fantasia, aceita desafios e melhora o seu relacionamento com o grupo em que esta inserida.

"Importância de aprender brincando, em oposição à utilização da violência e da repressão." (Platão, 420 a.C.)

As crianças tem melhor comprenção no que queremos ensinar a elas quando falamos a lingua delas. Devemos deixar de lado as rigidez, e compreender melhor as crianças, pois antes de ir para a escola sua vida era somente brincar, não se pode tirar isso de uma vez, seria brutal para a criança e seu desenvolvimento, se para os adultos conviver com pessoas estranhas é dificil, para uma criança não tem explicação, por isso cabe ao professor contornar esse momento, transmitindo confiança para a criança, o metodo ludico é aliado do professor nessa face, é atraves dele que o professor cria um laço afetivo com seus alunos, transmitindo alegria e conquistando o amor de cada aluno. "Brincando, as crianças observam mais atentamente e deste modo fixam na memória e em hábitos muito mais do que se elas simplesmente vivessem indiferentemente todo o colorido da vida ao redor." (Dewey, 1924).Brincando a criança absorve muito mais conhecimento, constroi-se como ser unico e criativo.

Os professores relataram como dificuldade para a aplicação do ludico em suas atividades a falta de material para cada faixa etaria e o exesso de alunos, mas com certeza o bom professor consegue contornar todas as dificuldades encontrada. Pois, para trabalhar com atividades ludicas, o mesmo só precisa de criatividade, de que adiante ter em mãos os melhores materiais pedagogicos, mas faltar o essencial que é a boa vontade.

Foi perguntado as respondentes qual função a psicomotricidade atua em sala de aula? Tive as seguintes respostas.

    Sujeito 1. Observar o movimento, a fala e o desenvolvimento da criança (estabilidade, manipulação, locomoção e especiais).

    Sujeito 2. A psicomotricidade tem a função de trabalhar nas crianças a mente e o corpo. Em uma sala de aula, quando se trabalha o lúdico, você exercita diversas funções psicomotoras, como a lateralidade, a concentração, o equilíbrio e outras e essas funções são muito importantes na vida da criança, pois é o seu corpo com sintonia com sua mente. Sem duvida, a criança aprende com mais eficiência, quando as suas funções psicomotoras estão bem trabalhadas.

    Sujeito 3. A psicomotricidade possui a função de desenvolver a criança em todos os seus aspectos, pois ela atua no intelecto da criança, na área afetiva, cognitiva e corporal. Importante lembrar que a psicomotricidade é movimento e a criança é movimento o tempo todo.

Segundo Molinari e Sens (2003, citado por ASSIS, SILVA e LIMA, 2008), a educação psicomotora proporciona o desenvolvimento do esquema corporal, muito útil na coordenação motora, as noções de tempo , espaço e ritmo auxiliam nas situações concretas na aprendizagem e dos cálculos; a organização espacial e temporal contribui na efetuação dos cálculos matemáticos como também na colocação dos números em séries e na combinação das formas para fazer construções geométricas, além de desenvolver a socialização e aspectos afetivos.

Sabemos que podemos conciliar o brincar e o aprender, a estudiosa Gilda Rizzo (2001) confirma: "... A atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual." (p.40).

    Pedi aos professores para enumerar atividades lúdicas que fazem parte do planejamento, capaz de contribuir na maturação de crianças de 4 a 6 anos de idade?

Sujeito 1. Idem 2.

Sujeito 2. É muito importante que a criança conheça seu corpo e perceba o que ela pode realizar com ele. As atividades de pular, correr, sentar, andar são essenciais para o desenvolvimento biopsicossocial do ser humano.

Sujeito 3. Jogos de correr, saltar, pular, encaixar jogos de imitar (faz de conta), cantiga entre outros.

    Observei nas falas dos entrevistados que ouve uma percepção do lúdico. Sendo que reconhecem seus benefícios na aprendizagem das crianças, mas não apresentam uma aplicabilidade concreta.

De acordo com Nylse Cunha (1994) acredita que a ludicidade oferece uma "situação de aprendizagem delicada", ou seja, que o professor precisa nutrir o interesse do aluno, sendo capaz de respeitar o grau de desenvolvimento das múltiplas inteligências do mesmo, do contrário a atividade lúdica perde completamente sua riqueza e seu valor, além do mais o professor deve gostar de trabalhar esse novo método sendo motivador a fazer com que os alunos gostem de aprender, pois se o educador não se entusiasmar pelo que ensina o aluno não terá o interesse em aprender.

    Perguntei aos professores se utilizam o lúdico como forma de aprendizagem?


 

Sujeito 1. Sim o lúdico é um elemento de aprendizagem para o desenvolvimento da criança, acreditamos que brincando a criança se torna espontânea, criativo e interage com seu mundo interior e exterior.

Sujeito 2. Sim sempre em todas as atividades é possível usar o lúdico como forma de aprendizagem.

    Sujeito 3. Sim.

Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. Irá contribuir, no futuro, para a eficiência e o equilíbrio do adulto.

Possui um papel fundamental na conquista da autonomia e aprendizagem da é por meio das brincadeiras que ela cria um mundo imaginário repleto de significados, podendo expressar suas angústias e desejos, compreendendo um pouco mais sobre o meio em que está inserida. "Brincar, para a criança é tão vital quanto comer e dormir".

Diante desses relatos, percebe-se que as atividades lúdicas possibilitam a aprendizagem de uma forma mais eficaz. "É uma atividade que dá prazer..." (Piaget, 1964). Fazendo com que a educação infantil pode formar crianças que irão para a etapa da alfabetização, autônomas, críticas, criativas, ou ao contrário, dependentes, estereotipadas, com aversão ao trabalho escolar.

Quando os respondentes foram perguntados de que maneira avaliavam os alunos através da metodologia lúdica obtive as seguintes respostas:

Sujeito 1. Observando a criança na participação nos jogos e brincadeiras, a infância é um período de aprendizagem necessária à idade adulta, é nesse momento que a brincadeira se torna uma oportunidade de afirmação do seu eu.

Sujeito 2. Avalio o cognitivo dos alunos, juntamente com o nível de aprendizagem da turma. Mas também avalio o emocional das crianças, a sociabilidade de um aluno com o outro, a sinceridade das crianças perante a regra do jogo, o respeito entre os colegas, a interação da turma, a reação daqueles que perdem o grau de concentração, atenção entre outros.

Sujeito 3. Os alunos são avaliados de acordo com seu desenvolvimento, ou seja, a criança ao ingressar na educação infantil está em um estagio e a partir dos trabalhos realizados verifica-se o quanto o aluno desenvolveu e em que área é necessário aprimorar.

Celso Antunes (2001) argumenta da seguinte forma: "Um professor que adora o que faz que se empolgue com o que ensina que se mostra sedutor em relação aos saberes de sua disciplina, que apresenta seu tema sempre em situações de desafios, estimulantes, intrigantes, sempre possui chances maiores de obter reciprocidade do que quem a desenvolve com inevitável tédio da vida, da profissão, das relações humanas, da turma..." (p.55).

Ou seja, o professor que faz o que gosta, com certeza vai desenvolver melhor sua práxis pedagógica, pois o amor pela profissão é a chave do sucesso, e nesse caso o amor e dedicação é fundamental e os nossos alunos agradece.

    Segundo Rousseau (1968), as crianças têm maneira de ver, sentir e pensar que lhe são próprias e só aprendem através da conquista ativa, ou seja, quando elas participam de um processo que corresponde à sua alegria natural.

Diversos são os pensadores e educadores que defendem o lúdico como mediador no desenvolvimento da criança, possibilitando maior facilidade na aprendizagem.

Os principais autores que contribuíram para o desenvolvimento infantil são os da psicologia como: Henri Wallon (1879 - 1962), Jean Piaget (1896 - 1980) Donald Woods Winnicott (1896 - 1971,), Lev Semenovich Vygotsky (1896 - 1934)

Destacam-se também outros autores que através de suas obras ressaltaram atributos educativos que o lúdico proporciona. Como: João Amós Comênio (1592 – 1657), Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1772), Johann Heinrich Pestalozzi (1746 – 1827), Friedrich Wilhelm August Froebel (1782 – 1852), John Dewey (1859-1952) Maria Montessori (1870 – 1952), Celestin Freinet (1896 – 1966), Emilia Ferreiro (1936).

Henri Wallon, nasceu e viveu na França, formou-se em medicina, estudou filosofia, psiquiatria e psicologia. Voltou-se para a educação e fez-se pedagogo estudando minuciosamente as crianças, teve como ponto de estudo principal "a afetividade"; para ele, a pessoa é formada por sua relação com o meio, sua hereditariedade, sua cognição e seu afetivo.

Jean Piaget, ex-aluno de Claparède foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.

O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem a todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais e que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil.(Piaget 1976, p.160).

Donald Woods Winnicott, pediatra e psicanalista inglês. Em seu trabalho; Sua contribuição mais original relacionada ao tema se passa quando aborda sobre a "experiência de viver em uma área de transição da própria experiência, isto é: transição com respeito à realidade interna e externa.". sua teoria do brinquedo:

    A criança e o objeto se encontram fusionados. A visão que o primeiro têm do objeto é subjetiva a mãe se orienta para fazer real o que a criança está disposta à encontrar.

    O objeto é repudiado, reaceito e percebido de forma objetiva, a criança , pela mãe se encontrar num ir e vir tem a capacidade de ser ela mesma. Um espaço em potencial que existe entre a mãe e o filho, o que os une.·.

Lev Semenovich Vygotsky, formou-se em Direito, História e Filosofia. Vygotsky (1999), estabelece uma relação estreita entre o jogo e a aprendizagem, atribuindo-lhe uma grande importância. Para que possamos melhor compreender essa importância é necessário que recordemos algumas ideias de sua teoria do desenvolvimento cognitivo. A principal é que o desenvolvimento cognitivo resulta da interação entre a criança e as pessoas com quem mantém contato regular. Convém lembrar também que o principal conceito da teoria de Vygotsky é o de zona de desenvolvimento proximal, que ele define como a diferença entre o desenvolvimento atual da criança e o nível que atinge quando resolve problemas com auxílio, o que leva à consequência de que as crianças podem fazer mais do que conseguiriam fazer por si só.

Conforme Vygotsky (1999), não é todo jogo da criança que possibilita a criação de uma zona de desenvolvimento proximal, do mesmo modo que nem todo o ensino o consegue; porém, no jogo simbólico, normalmente, as condições para que ela se estabeleça estão presentes, haja vista que nesse jogo estão presentes uma situação imaginária e a sujeição a certas regras de conduta.

João Amós Coménio, educador tcheco considerava a infância uma fase importante para o desenvolvimento do homem e defendia a educação para todos. Foi um dos responsáveis da criação de escolas maternais, oferecendo assim educação infantil para os pequeninos. Recomendava o lúdico como facilitador da aprendizagem da criança.

Jean Jacques Rousseau, filósofo, teórico político e escritor suíço no século XVIII, influenciou a pedagogia defendendo a ideia de deixar as crianças mais livre,. Foi um critico da escola de seu tempo, da rigidez da instrução e do uso do excesso da memória.foi ele quem centralizou a questão da infância na educação e evidenciando a necessidade de não considerar a criança como um homem em miniatura, mas que ela vive em um mundo próprio, cabendo ao adulto compreendê-la.

Johann Heinrich Pestalozzi, considerado um grande humanista e pedagogo, um teórico que apoia a utilização do lúdico no âmbito escolar, pois prega o progresso do desenvolvimento psicológico dos alunos, e ao mesmo tempo defende o jogo como um fator decisivo que enriquece o senso de responsabilidade por parte dos alunos, além de fortificar as normas de cooperação entre os mesmos. Pestalozzi foi assim, considerado mentor e reformador da escola popular.

Friedrich Wilhelm August Froebel, foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas, considera de muita importância o brinquedo, o trabalho manual e o estudo da natureza, enquanto processos espontâneos na criança e, ao mesmo tempo, meios educativos.

John Dewey, um dos mais influentes pensadores na área da educação contemporânea. Esse destacado filósofo, psicólogo e pedagogo posicionou-se a favor do conceito de Escola Ativa, na qual o aluno tinha que ter iniciativa, originalidade e agir de forma cooperativa. Segundo ele "o que se deve desejar nos educandos é o inteligente desempenho de atividades com intenções definidas ou integradas por propósitos pessoais."

Maria Montessori, psiquiatra italiana, "mudou de rumo da educação tradicional", defendeu os elementos essenciais da brincadeira natural, voltado para a educação motora e para a educação dos sentidos e da inteligência.

Celestin Freinet, pedagogo, crítico da escola tradicional e das escolas novas, foi criador, na França, do movimento da escola moderna. Propõe o trabalho/jogo como atividade fundamental. Freinet elabora toda uma pedagogia, com técnicas construídas com base na experimentação e documentação, que dão à criança instrumentos para aprofundar seu conhecimento e desenvolver sua ação. Questiona as tarefas escolares (repetitivas e enfadonhas) opostas aos jogos (atividades lúdicas, recreio), apontando como essa dualidade presente na escola, reproduz a dicotomia trabalho/prazer, gerada pela sociedade capitalista industrial. A escola por ele concebida, é vista como elemento ativo de mudança social e é também popular por não marginalizar as crianças das classes menos favorecidas.

Emilia Ferreiro, educadora acredita que a educação lúdica é uma ação inerente na criança e no adulto aparece sempre, como uma forma transacional em direção a algum conhecimento. A criança aprende através da atividade lúdica ao encontrar na própria vida, nas pessoas reais, a complementação para as suas necessidades.

Esses são alguns dos muitos defensores do lúdico, todos eles têm sua teoria sobre o lúdico, mas todos concordam que atividades lúdicas no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento global da criança e que todas as dimensões estão intrinsecamente vinculadas: a inteligência, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade são inseparáveis, sendo a afetividade a que constitui a energia necessária para a progressão psíquica, moral, intelectual e motriz da criança.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

CONCLUSÃO

Alguns professores relatam que a sala de aula tem entre outras características, o fato de se apresentar como coisa séria, não permitindo espaço para o divertimento; o rigor e a disciplina são mantidos em nome dos padrões institucionais, o que torna o ambiente infantil artificial, longe dos gostos das crianças. O brincar se resume em ouvir histórias ou cantar algumas músicas, tornando os únicos momentos em que as crianças desnudam da responsabilidade da escola para permitir-se brincar e ser criança.

Dessa forma os professores sufocam seus alunos não permitindo que eles se desenvolvam de forma prazerosa.

"O brincar traz de volta a alma da nossa criança: no ato de brincar, o ser humano se mostra na sua essência, sem sabê-lo, de forma inconsciente. O brincante troca, socializa, coopera e compete, ganha e perde. Emociona-se, grita, chora, ri, perda a paciência, fica ansioso, aliviado. Erra, acerta. Põe em jogo seu corpo inteiro: suas habilidade motoras e de movimento vêem-se desafiadas. No brincar, o ser humano imita, medita, sonha, imagina. Seus desejos e seus medos transformam-se, naquele segundo, em realidade. O brincar descortina um mundo possível e imaginário para os brincantes. O brincar convida a ser eu mesmo." (Friedmann, 1998)

Espero que esta pesquisa tenha contribuido para o incentivo aos educadores que não se utiliza do ludico no processo de ensino-aprendizagem possam inovarem suas praticas e a partir de agora tenham, nos jogos e brincadeiras, como aliado permanentes, possibilitando as crianças uma forma de desenvolver suas habilidades intelectuais, sociais e fisicas de forma agradevel, uma vez que os jogos e brincadeiras são de grande contribuição para o processo de ensino e aprendizagem e não devem jamais ficar fora desse contexto.


 


 


 


 


 


 


 


 


 

AUTO- AVALIAÇÃO


 

Não tive dificuldades para realizar este trabalho, pois tive certeza da escolha do tema, o lúdico faz parte da minha "práxis" pedagógica. Contei com um amplo referencial teórico, li muitos livros e o material de apoio do pro infantil a internet foi uma grande aliada para o desenvolver desse trabalho. Para melhor compreensão do tema lancei mão de uma entrevista tipo questionário, na onde entreguei o questionário para 7 professores, somente 3 responderam. Esta pesquisa contribuiu muito para aprimorar minha pratica pedagógica, tirei algumas duvidas através da leitura, conheci formas diferentes de ensinar as crianças e uma ampla variedade de jogos e brincadeiras que vão contribuir na aprendizagem de meus alunos.

Essa experiência é muito importante para mim, pois antes do curso eu tinha experiência para trabalhar com crianças (o cuidar), agora tenho uma grande carga de referencial teórico, através desse, posso conciliar o cuidar/educar, me sinto uma professora completa.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


 


 

A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL publicado 6/07/2009 por Roseli Gonçalves em http://www.webartigos.com: acesso em 27/03.2011

Livro de estudo: Módulo II / Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia

Barreto de Faria, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica.

76p. (Coleção PROINFANTIL; Unidade 7)

Livro de estudo: Módulo II / Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia

Barreto de Faria, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica.

Secretaria de Educação a Distância, 2005.

66p. (Coleção PROINFANTIL; Unidade 5)


 

http://www.brinquedoteca.org.br/si/site/0018031?idioma=portugues acesso em 25/03


 


http://www.coladaweb.com/pedagogia/jean-piaget acesso em 26/03 as 10:04


 

(http://caroleamanda-pedagogia.blogspot.com/2009/12/ludicidade-como-instrumento-pedagogico.html) acesso em 26/03/2011


 

http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-do-ludico-na-educacao-infantil-1230873.html hora 01:26 acesso em 29/03


 

:http://www.webartigos.com/articles/11853/1/Jogos-e-Brincadeiras-na-Educacao-Infantil/pagina1.html#ixzz1I9Dne3RX acesso em 31/03 as 01:22


 

http://www.webartigos.com/articles/6158/1/Bases-Filosoficas-Da-Psicologia-De-Vygotsky/pagina1.html acesso em 31/03 as 02h16min


 


http://www.webartigos.com/articles/58064/1/Ludicidade-na-aprendizagem-dois-lados-da-mesma-moeda/pagina1.html#ixzz1I9b8RfyS acesso em 31/03 as 03:13


 

http://www.pedagogiaespirita.org/escola_virtual/pedagogia/dewey.htm acesso em 31/03 as 03:42


 

http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo3/ludicidade/neusa/conc_de_ludico.html. acesso dia 03/04 as 19:23


 

http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mestre-trabalho-bom-senso-423309.shtml acesso em 03/01 as 20:33


http://www.webartigos.com/articles/11853/1/Jogos-e-Brincadeiras-na-Educacao-Infantil/pagina1.html#ixzz1I22RhHKc acesso em 03/04 as 22:15


 

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ANEXOS


 


 



 



 



 



 



 


 


 



 



 


 


 



 


 


 



 



 



 


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